No momento, equipes da Corsan trabalham na rua Albino Brendler, centro de Ijuí, com implantação de canalização de esgotamento sanitário. A ação deve permanecer nessa região por cerca de um mês. Após, as obras vão ser concentradas em outro ponto do centro ijuiense. A ampliação começou na rua José Bonifácio, na primeira semana de janeiro.
Até o final deste primeiro semestre, também vão ser instaladas redes coletoras de esgoto doméstico nas ruas Alagoas, Coronel Dico, Doutor Pestana, Sepé Tiaraju, Goiás e Sergipe. O projeto se estenderá, ainda, ao bairro Assis Brasil, onde abrangerá as ruas Dona Leopoldina, Pedro Thorstemberg e Travessa Dom Pedro I, e ao bairro Sol Nascente, com obras nas ruas Paraná e Getúlio Vargas.
A previsão da Corsan é concluir as obras em toda a região central de Ijuí até o final deste ano. Até o momento, Ijuí conta com 120 mil metros de redes coletoras de esgoto e 14 mil e 700 ligações de imóveis executadas. Até 2027, a Corsan vai investir 24 milhões de reais na expansão do esgotamento sanitário em Ijuí, com obras que incluem a instalação de 52 quilômetros de redes coletoras.