Busca rápidaX

Número de casos de dengue em Ijuí sobe para 63; Alerta segue para circulação do sorotipo 3

8 de abril de 2025

A Vigilância Ambiental de Ijuí confirmou que subiu para 63 o número de casos positivos para dengue no município. Desses, apenas um é importado, ou seja, foi contraído fora de Ijuí.

Em relação ao quantitativo, a situação é considerada tranquila se comparada aos anos anteriores, segundo o titular da vigilância, Rinaldo Pezzetta.

No entanto, o alerta dos órgãos da saúde dessa vez é relacionado aos cuidados redobrados em razão da presença do sorotipo 3 da doença, que pela primeira vez circula em Ijuí. Em 2010, quando o município enfrentou um surto de dengue, circulava o sorotipo 2, ou seja, segundo as autoridades de saúde, o 3 apresenta ainda mais riscos de um surto da doença se não houver os cuidados necessários, conforme alertou o secretário de Saúde de Ijuí, Márcio Strassburger, em entrevista à RPI na última semana. Ele também fez um apelo para que a população não estoque água da chuva, o que pode ser perigoso nesse momento para a proliferação do mosquito.

No entanto, segundo a Vigilância Ambiental, segue apenas um caso confirmado para esse sorotipo, no bairro Elisabeth.

No que se refere as demais notificações dos casos comuns de dengue, a coordenadora da Vigilância em Saúde de Ijuí, Elizangela Luchese, confirmou à nossa reportagem que os positivados estão distribuídos em bairros como Getúlio Vargas, São Geraldo, Industrial, Elizabeth e centro.

Já a Vigilância Ambiental confirmou ontem que o município conta com 381 casos notificados e 202 descartados.

Fonte: RPI
error: Conteúdo protegido!