Em entrevista à Rádio Progresso nesta manhã, o secretário de Agricultura de Ijuí, Emerson Pereira, afirmou que os primeiros meses de 2025 são dedicados, entre outros projetos, a ações de incentivo à produção leiteira no município. Ele mencionou que já foi aprovada no municipio uma lei voltada ao fomento ao leite e que o Executivo está discutindo a implementação dessa legislação.
Pereira lembrou que Ijuí já conta com grupos de assistência técnica gratuita para produtores, por meio de parcerias com a Emater e o Senar. Além disso, a secretaria pretende incentivar a implantação de pastagens, através de projetos que garantam mais segurança e renda aos produtores.
O secretário também destacou que, nos próximos meses, a Secretaria de Agricultura busca disponibilizar o plantio de 8 mil mudas que forneçam sombra aos animais, sejam eles bovinos, equinos ou ovinos, minimizando os efeitos do calor. Segundo ele, no caso das vacas, há comprovação de que condições favoráveis, como o conforto térmico, podem aumentar a produção de leite em até 30%.
A melhoria da dieta dos animais também está no cronograma de ações para os próximos meses, com a oferta de cursos de capacitação que incentivem os produtores a utilizarem mais produtos biológicos em suas propriedades. A ideia é apresentar essas propostas no Dia Nacional do Produtor de Leite, celebrado em 12 de julho, durante um evento organizado pela Secretaria de Agricultura, para que, até outubro, durante a realização da Expofest, já sejam apresentados alguns resultados relacionados a esses projetos.
Ouça abaixo uma parte da entrevista concedida pelo secretário Emerson Pereira nesta manhã (09) no programa Rádio Ligado: