As agroindústrias familiares já podem se inscrever para participar do 27º Pavilhão da Agricultura Familiar na 48ª Expointer. O prazo para inscrição vai até o dia 6 de junho e pode ser feito por meio das entidades representativas do setor ou diretamente nos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar.
A feira será realizada entre os dias 30 de agosto e 7 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Os empreendimentos interessados devem buscar orientação junto à Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag/RS), à Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul (Fetraf/RS), à Via Campesina ou nos postos locais da Emater/RS-Ascar, instituição conveniada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Segundo o secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Vilson Covatti, a feira representa uma vitrine de destaque para os produtores: “A Expointer é a grande vitrine das nossas agroindústrias familiares no Rio Grande do Sul. É também onde podemos ver, na prática, o investimento do Estado nesse segmento, pois salta aos olhos a qualidade do que é feito e exposto pelos produtores”, destacou.
Para estar apta a participar, a agroindústria precisa estar incluída no Programa Estadual da Agroindústria Familiar (Peaf) e apresentar documentação atualizada, incluindo o extrato do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e o licenciamento sanitário válido. Também é exigida a regularização ambiental, sanitária e tributária.
Em 2024, o Pavilhão da Agricultura Familiar (PAF) bateu recordes: as vendas alcançaram R$ 10,88 milhões, o que representou um crescimento de 25,44% em comparação ao ano anterior. O número de expositores também foi o maior da história: 413 agroindústrias de 181 municípios participaram da edição passada.