Busca rápidaX

MANCHETES

Receita Federal de Ijuí alerta que até o momento somente 70% dos contribuintes fizeram a entrega da declaração do Imposto de Renda

26 de maio de 2025

Cerca de 70% dos contribuintes fez a entrega até o momento da declaração do Imposto de Renda, faltando poucos dias para encerrar o prazo. A afirmação foi feita na Rádio Progresso pelo chefe da Agência da Receita Federal de Ijuí, Paulo Lauer.

O prazo final para entrega da declaração para Pessoa Física é sexta-feira dia 30, às 23 horas e 59 minutos. De um total de 46 milhões e 200 mil declarações, até esta segunda-feira, 26, em torno de 31 milhões e 668 mil fizeram a entrega, representando 70% do total.

Lauer alerta a população que não deixe para a última hora, pois o sistema pode causar instabilidade. Lembrou que o prazo não deverá ser prorrogado. A declaração do IR deve ser feita por quem teve rendimentos tributáveis em 2024 em valor acima de R$ 33.888,00.

Com a atividade rural este limite é R$ 169.440,00. Quem explora a atividade agrícola com mais de uma pessoa, em sistema de parceria, é importante que observe o limite para cada um.

Sobre a restituição do Imposto de Renda, a previsão é de ocorrer em até 05 lotes, dependendo do contribuinte se possui prioridade ou não. A consulta já está disponível desde a semana passada para o primeiro lote que será disponibilizado a partir da próxima sexta-feira, 30.

Nesta primeira oportunidade serão contempladas as pessoas com idade acima de 60 anos, portadores de necessidades físicas, quem possuir renda principal de atividade do magistério, bem como quem optou por declaração pré-preenchida e restituição por PIX.

Para quem fez a declaração até 09 de maio desde ano, já estará sendo contemplado neste lote. Os prazos para restituição dos próximos lotes será final de junho, julho, agosto e setembro. Para consultar as datas de restituição o contribuinte pode verificar na página da Receita Federal.

O chefe da Receita Federal também lembrou que a destinação da declaração também poderá ser feita para o Fundo Municipal da Criança e adolescente ou Fundo do Idoso. Até 3% pode ser destinado para estes órgãos municipais.

Fonte: Rádio Progresso
error: Conteúdo protegido!