Busca rápidaX

MANCHETES

Corede Noroeste Colonial poderá ter até seis projetos na lista de votação da Consulta Popular

1 de agosto de 2025

A cédula de votação da Consulta Popular desse ano, na área do Corede Noroeste Colonial, com sede em Ijuí, vai ter até seis projetos. A definição aconteceu hoje pela manhã, durante assembleia do Conselho Regional de Desenvolvimento, em Ijuí. O número de propostas que vai receber dinheiro do Estado em 2025 ainda será definido nos próximos encontros do Corede. Ou seja, é preciso especificar quantos projetos aprovados terão direito a recursos.

No total, o Corede Noroeste Colonial tem reservado 1 milhão, 885 mil reais, por parte do governo estadual, para distribuir entre as propostas aprovadas na Consulta Popular. O presidente do Corede, Nélson Thesing, comenta que dia 28 deste mês, às 9 horas, haverá assembleia online e presencial, com abrangência dos 11 municípios da região de Ijuí. Além de discutir projetos, a assembleia vai servir para definir delegados a fim de defender propostas para ir à lista de votação. Cada 10 participantes indica um delegado, daí o esforço dos municípios em colocar maior número de pessoas na assembleia.

Os projetos para Consulta Popular apenas não abrangerão as áreas de saúde, educação e segurança, que já estão fora do processo nos últimos anos, pois são segmentos prioritários com verbas do governo gaúcho no orçamento anual. Por outro lado, até o próximo dia 10, qualquer eleitor do Rio Grande do Sul pode propor sugestões para serem avaliadas a fim de integrar a lista de votação. Isso deve ser feito pelo portal consultapopular.rs.gov.br. A votação da Consulta Popular vai ocorrer de 6 a 10 de outubro, de forma online. A participação vai ser voluntária.

error: Conteúdo protegido!