Na última sexta-feira (15), iniciaram os trabalhos do Programa Desassorear RS no Arroio Itaquarinchim. O município de Santo Ângelo foi contemplado com investimento de R$ 750 mil do Governo do Estado para o desassoreamento de aproximadamente seis quilômetros da área urbana do arroio, com o objetivo de prevenir enchentes e alagamentos e proporcionar mais segurança e tranquilidade para a comunidade.
A primeira etapa do serviço está concentrada na Avenida Leopoldo Fett, entre a Rua Tiradentes e a Avenida Sagrada Família. A previsão é de que o trabalho seja concluído em cerca de um mês.
“A remoção do excesso de sedimentos acumulados no leito do rio aumenta a capacidade de vazão da água, contribuindo para a redução de riscos durante períodos de chuvas intensas e para a melhoria da qualidade de vida da população, nosso principal compromisso”, destacou o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, André Pedroso.
O recurso de R$ 750 mil é repassado diretamente pelo Estado à empresa responsável pela execução do serviço. Todo o material retirado será transportado para um “Bota-Fora” licenciado pela Prefeitura, com carregamento, transporte e destinação final também sob responsabilidade do programa.