Publicado recurso de R$ 250 mil da Defesa Civil para Ajuricaba
21/08/2025 l 17:19
Jonas Vieira
21/08/2025 l 17:19
Foi publicada nesta semana, no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Sul, a portaria que autoriza o repasse de R$ 250 mil ao município de Ajuricaba. O recurso é proveniente do Fundo Estadual de Defesa Civil (Fundec) e integra o apoio financeiro destinado aos municípios atingidos pela estiagem, que tiveram situação de emergência ou estado de calamidade pública homologados pelo Governo do Estado.
De acordo com a portaria, os valores deverão ser aplicados em ações de resposta e restabelecimento de serviços essenciais. Entre as principais medidas previstas estão: montagem ou reinstalação de redes de água para abastecimento das comunidades rurais afetadas, conserto e reparo de geradores utilizados em equipamentos como bombas d’água e motobombas, fundamentais para levar água a localidades prejudicadas, tratamento de poços artesianos contaminados, garantindo condições adequadas de uso da água.
O prefeito Paulo Dolovitsch ressalta que o repasse representa um reforço importante para o enfrentamento das consequências da estiagem em Ajuricaba. O recurso permitirá ao município avançar na recuperação de estruturas danificadas e assegurar o abastecimento de água em comunidades rurais, onde os efeitos da seca são mais severos.
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e prefeitura