Busca rápidaX

Corede Noroeste Colonial realiza assembleia para definir projetos à Consulta Popular

24 de setembro de 2025

O Conselho Regional de Desenvolvimento do Noroeste Colonial, com sede em Ijuí, vai definir, nesta quinta-feira, 25, os projetos para a lista de votação da Consulta Popular desse ano, no âmbito dos 11 municípios da área de abrangência. A definição vai ocorrer durante assembleia regional, com início às 13 horas e 30 muitos, no Centro de Eventos da Unijuí, em Ijuí.

O encontro vai reunir representantes do próprio Corede, ainda delegados dos 11 municípios de abrangência, escolhidos durante recentes assembleias municipais da Consulta Popular, também presidentes de Comudes, prefeitos e presidentes de Câmara de Vereadores. Outras informações com Fabiano Bernardes.

A tendência é que a cédula da Consulta Popular tenha de quatro a seis propostas. A assembleia de amanhã em Ijuí ainda vai especificar se os projetos terão âmbito regional ou se o dinheiro vai ser repassado entre os municípios que atingirem percentual mínimo de 2% do eleitorado na votação da Consulta Popular. Além disso, haverá definição de quantos projetos receberão recursos e o percentual para cada proposta aprovada.

Estão acertadas nove áreas de onde sairão os projetos para a lista de votação no Corede Noroeste Colonial, ou seja, agricultura, desenvolvimento econômico, desenvolvimento social, esporte e lazer, meio ambiente, trabalho e desenvolvimento profissional, turismo e cursos de capacitação para jovens e adultos.

A votação da Consulta Popular vai acontecer de 6 a 10 do próximo mês. O processo abrange todo Rio Grande do Sul, porém, cada Coede tem a cédula específica de projetos. O dinheiro é do Estado. O Corede Noroeste Colonial tem direito a 1 milhão, 885 mil reais para distribuir entre as áreas mais votadas.

Fonte: RPI