Busca rápidaX

Hospital de Clínicas de Passo Fundo apoia campanha internacional de combate ao câncer

4 de fevereiro de 2019

Promover a prevenção do câncer através da informação da população é um dos principais objetivos da campanha promovida pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), realizada desde 2005. O Dia Mundial do Câncer, lembrado hoje (4) de fevereiro, tem o apoio da Organização Mundial da Saúde e incentiva a prevenção, detecção e tratamento do câncer através de ações realizadas em todo o mundo.

O Hospital de Clínicas (HC) de Passo Fundo se une à campanha internacional promovendo a conscientização sobre as formas de prevenção e tratamento da doença. “O Dia Mundial do Câncer foi estabelecido com base nas últimas estimativas que mostram que até um terço das mortes relacionadas ao câncer são evitáveis com medidas preventivas, qualificação do tratamento e diagnósticos mais precoces.” salienta a coordenadora médica do Centro de Oncologia e Hematologia do HC, Dra. Julia Pastorello.

Neste ano, a campanha da União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) propõe o tema “Eu Sou e Eu Vou”, mobilizando a comunidade a compartilhar suas ações individuais ou coletivas contra o câncer. “Na nossa instituição, nós tratamos inúmeros tipos de neoplasias, que vão desde o sistema nervoso central, até tumores geniturinários e ginecológicos. Dentro das nossas intervenções para conseguir uma melhor qualificação do nosso atendimento e o aumento também das taxas de cura relacionadas à doença, dentro deste ano, nós faremos algumas estratégias alvo para melhorar o atendimento e também o cuidado com os pacientes de toda a nossa região” pontua a oncologista.

A campanha pretende reduzir as mortes ocasionadas pelo câncer, além de estimular a discussão sobre novas terapias e formas de prevenção com a participação ativa da comunidade internacional. “Nós qualificamos nossos protocolos de tratamento e intervenções e atendimento dos pacientes para melhor atualização da área, já que as mudanças ocorrem de forma muito rápida e progressiva na área da oncologia. O nosso setor de pesquisa clínica já tem protocolos em andamento, mostrando novos estudos clínicos, com novos medicamentos disponíveis para inúmeros pacientes da região e do Estado.” salienta a coordenadora.

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima a ocorrência de 600 mil novos casos de câncer para o biênio 2018-2019. A implementação de ações de prevenção e controle do câncer através de medidas que estimulam a adoção de comportamentos e estilos de vida saudáveis são fundamentais para a redução da incidência da doença nos próximos anos. “Ao longo do ano estaremos presentes dentro da região através de palestras e atividades com a população em geral falando sobre a doença e criando uma educação em saúde, garantindo desta forma que as pessoas possam detectar sinais e sintomas relacionados às neoplasias de forma mais precoce e procurar atendimento médico no momento oportuno. Além disso, que elas também não deixem de realizar exames de rotina que devem ser feitos na área.”  finaliza Dra. Julia.