Busca rápidaX


MANCHETES

Novos técnicos da Ceriluz provedora de internet recebem treinamento sobre NRs

27 de abril de 2024

Com o objetivo de atender a demanda crescente por solicitações de ligações de internet entre associados, a Ceriluz vem reforçando suas equipes técnicas. Foram contratados recentemente cinco novos profissionais, que agora recebem os cursos de habilitação para executar suas tarefas diárias. Entre esses cursos estão as Normas Regulamentadoras (NRs) 10 e 35.

Os treinamentos iniciaram nessa semana com o curso sobre a NR-10, que trata das regras de segurança no trabalho com energia elétrica. “Por mais que esses profissionais não atuem diretamente com energia, o fato deles estarem locados nos postes das redes de distribuição influencia nos riscos aos quais estão sujeitos, inclusive de descarga elétrica, e por isso precisam tomar todos os cuidados para que isso não aconteça”, explica Antônio Rodrigo Juswiaki dos Santos, engenheiro eletricista responsável pelo treinamento em NR-10. Esse curso está dividido em duas etapas, a NR-10 básica, realizada essa semana, e a NR-10 SEP (Sistema Elétrico de Potência) Complementar, que ocorrerá de 06 a 10 de maio. No total são 80 horas de formação sobre a NR-10.

Outro curso obrigatório para esses novos colaboradores é o curso de NR-35, que trata de riscos de trabalho em altura. O curso aborda a teoria e a prática, com orientações sobre instalação de linhas de vida e resgate de vítimas em altura, com procedimentos e equipamentos padronizados, entre outras ações. Esse treinamento, que tem carga horária mínimo de oito horas, acontecerá no dia 29 de abril.

Além dos treinamentos de formação, logo após a contratação, nesses dois cursos específicos os funcionários são obrigados a enfrentar reciclagens a cada dois anos, conforme a regulamentação do Ministério do Trabalho. Isso se aplica também aos técnicos que atuam nas áreas de geração e distribuição de energia.  

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e Ceriluz