Na manhã desta quarta-feira (04), foi realizada uma reunião na Prefeitura de Santo Ângelo com o diretor do Departamento Aeroportuário do Rio Grande do Sul (DAP), Marcelo Canossa. Além do prefeito Nivio Braz, do vice-prefeito Carlos Gonçalves e de secretários municipais, estiveram presentes representantes da Câmara de Vereadores, de entidades empresariais e da URI Santo Ângelo.
O encontro teve como objetivo alinhar ações para agilizar os trâmites burocráticos necessários à liberação ambiental junto à Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), visando o início das obras do Aeroporto Regional Sepé Tiarajú. Durante a reunião, ficou definido que até sexta-feira (06) o Executivo Municipal encaminhará ao DAP toda a documentação exigida para o processo, restando apenas a apresentação do laudo hidrogeológico. O estudo será elaborado por um geólogo contratado pela Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos de Santo Ângelo (Senasa), que irá doar o laudo ao Município, com prazo de entrega de até dez dias.
“A expectativa é de que, na próxima semana, seja realizada uma nova reunião em Porto Alegre, junto aos órgãos estaduais e à Fepam, para debatermos sobre o início das obras ainda no mês de fevereiro”, explicou o prefeito Nivio Braz. O Aeroporto Regional Sepé Tiarajú, considerado um ponto estratégico para o desenvolvimento econômico e turístico regional, receberá um investimento R$ 10,16 milhões do Governo do Estado em razão dos 400 anos das Missões. O aporte de será destinado à ampliação do terminal de passageiros e a implantação de uma área de estacionamento com capacidade para 384 veículos, fortalecendo a logística, a mobilidade e a atração de investimentos para Santo Ângelo e toda a região missioneira.