Até 30 de maio acontece a campanha nacional de vacinação contra a gripe, pelo SUS. A inciativa é direcionada para grupos de risco. Para moradores do interior de Ijuí a orientação é que compareçam na Unidade Básica de Saúde do Meio Rural a fim de realizarem a imunização.
O atendimento é prestado das 7 horas e 30 minutos às 11 e 30, e das 13 às 15 horas e 30 minutos. Porém, no momento não há vacina disponível, pois a primeira remessa se esgotou sábado, no primeiro dia da campanha. Ontem, as 6 horas e 30 minutos, a enfermeira Leandra Liczbinski, concedeu entrevista no programa Progresso Rural da RPI para falar mais sobre o tema.
Leandra Liczbinski explica que estão cadastradas na UBS do Meio Rural em torno de nove mil pessoas. Desse total, cerca de três mil pessoas possuem mais de 60 anos, ou seja, o maior grupo da área rural ijuiense dentre o público-alvo da campanha contra a influenza.
Mesmo que o local preferencial para que moradores do interior de Ijuí de vacinem contra a gripe seja a UBS do Meio Rural, esse público também pode procurar outros pontos de imunização. Mas é importante que se vacinem em Ijuí, pois com isso o registro da imunização fica no município onde moram. Juntamente são aplicadas outras imunizações, caso estiverem em atraso. Leandra Liczbinski pede que as pessoas se vacinem contra a gripe, visto proteção e os dados preocupantes sobre doenças respiratórias. (Abaixo, áudio de Leandra Liczbinski)
A enfermeira Leandra também alertou na entrevista, ontem pela manhã, no Progresso Rural, que em 2025, em torno de 70% das pessoas que precisam internação hospitalar por doenças respiratórias, não estavam vacinadas contra a gripe. E o ambulatório rural de Ijuí também pode atender pessoas nas próprias casas, em situações especiais.
Para pessoas que não podem se locomover até a UBS do Meio Rural de Ijuí para obter a imunização contra a influenza, por exemplo, acamados, profissionais se deslocarão até as residências a fim de efetuar a vacina. Para isso, os familiares precisam comunicar a Unidade Básica de Saúde ou informar para os agentes comunitários de saúde. A vacina contra a gripe é trivalente, ou seja, protege contra três tipos de vírus que circulam no momento. O Progresso Rural vai ser reprisado, hoje, a partir das 22 horas, no programa Companhia da Noite da RPI.