Todas as empresas precisam identificar os cabos e equipamentos instalados na rede de luz compartilhada com o Departamento Municipal de Energia de Ijuí até 31 de dezembro desse ano, conforme os padrões técnicos do Demei. Essa foi uma das resoluções da reunião que aconteceu quarta-feira, no Demei, com participação de representantes de empresas de telecomunicações, prefeitura, Câmara de Vereadores e Ministério Público para tratar da regularização do compartilhamento de postes.
Também ficou estabelecida a realização de inspeções e revisões das redes existentes, ainda correção imediata de situações que representem risco à segurança e a possibilidade de remoção de cabos sem identificação após o prazo estabelecido. O encontro teve como pauta principal o alinhamento das determinações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O Demei reforçou, ainda, que as empresas ocupantes são responsáveis pela instalação, manutenção, conservação e regularização de suas redes. As ocupações clandestinas ou em desacordo com a aprovação técnica da autarquia ficam sujeitas a medidas administrativas e técnicas.