CREMERS

Busca rápidaX

MANCHETES

Patram fiscaliza usinas da Ceriluz e alerta para regras de pesca específicas nessas áreas

2 de setembro de 2026

Ao longo de todo o ano, as guarnições do 2º Pelotão da Patrulha Ambiental (Patram) de Santo Ângelo realizam fiscalizações nos rios que integram a bacia hidrográfica do rio Ijuí, com o objetivo de coibir práticas irregulares e reforçar o cumprimento da legislação ambiental. A informação é confirmada pelo tenente Rotille, comandante da Patrulha Ambiental. Conforme ele, sua equipe atua em uma área total de 20 municípios das regiões Missões e Noroeste, com o objetivo de coibir crimes contra o meio ambiente, seja contra a fauna, a flora ou relacionados à poluição.

As usinas hidrelétricas, incluindo as da Ceriluz, ganham atenção especial, considerando suas características, que acabam por atrair pescadores ao longo de todo o ano. “Temos uma parceria com a Ceriluz, onde atuamos periodicamente em suas usinas, realizando patrulhamento embarcado, com o intuito de evitar a pesca e a caça predatórias”, explica Rotille. Um exemplo desse trabalho ocorreu no dia 21 de agosto, quando uma guarnição realizou patrulhamento ambiental embarcado na área da barragem da PCH Linha Onze Oeste, em Coronel Barros. Conforme relatório encaminhado pela própria entidade, a operação foi realizada com o objetivo de coibir a prática de pesca e caça ilegal, incluindo averiguações em acampamentos e acessos ao rio. Ao final da fiscalização nada de irregular foi constatado.

A ação integra o trabalho desenvolvido em parceria com a Ceriluz e que se estende às demais usinas da Cooperativa. As fiscalizações são importantes para orientar os usuários e coibir atividades que estejam em desacordo com as normas ambientais ou que possam representar riscos nas proximidades das estruturas dos empreendimentos. A Patram alerta para a existência de regras específicas em áreas de usinas. É proibida a pesca e a realização de atividades de lazer em uma faixa mínima de 200 metros de qualquer estrutura física das usinas, como barragens e casas de máquinas, ao longo de todo o ano. A medida está relacionada tanto à preservação ambiental quanto à segurança das pessoas, considerando as características de operação das usinas e os riscos existentes nas proximidades das estruturas.

Restrições se ampliam durante a Piracema

Entre 1º de outubro de cada ano e 31 de janeiro do ano seguinte, ocorre o período da Piracema na Bacia do Rio Uruguai, incluindo o Ijuí e seus afluentes, quando os pescadores precisam redobrar os cuidados. Nessa época, as regras ficam ainda mais rigorosas em razão do período de reprodução dos peixes. O tenente Rotille reforça que a fiscalização nesse período também se amplia. “Agora se aproxima o Período da Piracema, ou Período de Defeso. Nesse período, a PATRAM intensifica suas ações, tanto por terra quanto por água, nas proximidades dos rios, com o objetivo de evitar que pessoas venham a realizar a pesca predatória”, explica.

Ainda segundo ele, pescadores que forem flagrados durante a Piracema pescando com petrechos capazes de capturar peixes em grande quantidade (redes, espinheis etc.) estão sujeitos a sanções criminais, cíveis e administrativas, além da perda do material. O contato para denúncias ou orientações da Patram é (55) 9 8411-8144, inclusive pelo WhatsApp. Durante a Piracema, a faixa de restrição junto às estruturas de usinas se amplia para 1.500 metros, tanto a montante quanto a jusante. Também devem ser observadas as demais regras estabelecidas pela legislação ambiental para o período, que, entre outros pontos, proíbe o uso de redes e barcos a motor. Além das ações realizadas pelos órgãos de fiscalização, a Ceriluz mantém sistemas de monitoramento e controle de acesso nas áreas das usinas. Quando são identificadas situações que possam caracterizar irregularidades, as autoridades competentes podem ser acionadas para a adoção das providências cabíveis.

Fonte: RPI e Ceriluz


error: Conteúdo protegido!