CREMERS

Busca rápidaX

Temporal deixou prejuízos no campo e na cidade em Três Passos

12 de setembro de 2026

O município de Três Passos registrou, entre a noite de quinta-feira (10) e ontem (11), ocorrências provocadas por condições climáticas adversas, com granizo e chuva intensa em diferentes pontos do município. Na noite de quinta-feira, houve granizo, com danos pontuais em imóveis. A Defesa Civil Municipal iniciou imediatamente o levantamento das ocorrências e o atendimento às famílias atingidas, com a disponibilização de lonas para cinco residências que apresentaram danos em suas coberturas. Na próxima semana, o setor de engenharia do Município realizará levantamento técnico para quantificar as telhas necessárias para a recuperação das coberturas das residências atingidas.
Já ontem, o município teve chuvas intensas, com elevado volume de precipitação. Foram registrados, aproximadamente, 130 milímetros de chuva, provocando elevação do nível dos rios, alagamentos e transtornos em diferentes localidades.  A Secretaria Municipal de Transportes mobilizou equipes para acompanhar a situação e atuar nas localidades mais afetadas pela chuva, entre elas Floresta, Erval Novo, Molina, Romana, Caxambu e Lajeado Três Passos. Também foram registrados transbordamentos do Rio Erval Novo, na localidade de Baixo Erval Novo, e da Sanga Raso, na localidade de Linha Harmonia.
Conforme informações do Secretário de Transportes, Claudemir Sencker, muitas cabeceiras de pontes foram danificadas, já confirmando as localidades de Lajeado Molina, Lajeado Três Passos e Lajeado Cascatinha, que necessitam de avaliação e reparos. O secretário municipal de Obras, Gelson Getelina, também mobilizou equipes para atender às ocorrências de alagamento registradas em diferentes pontos da cidade. As condições climáticas também provocaram impactos na agricultura. Há registros preliminares de danos em lavouras de fumo, trigo, milho e aveia. A EMATER realizará levantamento em campo para identificar e dimensionar os prejuízos provocados pelo evento nas culturas agrícolas.

Fonte: RPI e prefeitura


error: Conteúdo protegido!