Busca rápidaX

MANCHETES

Corretor de Cereais avalia mercado da soja e perspectivas para safra de inverno na região de Ijuí

16 de abril de 2019

A soja registra certa retração de preço pago ao agricultor no momento. Hoje, a oleaginosa é comercializada, na região de Ijuí, com preço médio de 67 reais e 2 centavos. Recentemente esteve em 72 reais.

O Corretor de Cereais, da empresa Solo Corretora de Ijuí, Índio Brasil, explica que fatores externos influenciam na oleaginosa, por exemplo, a indefinição no comércio de soja entre Estados Unidos e China e o alto estoque existente no território americano.

Além disso, a Argentina deve colher em torno de 25 milhões de toneladas a mais na atual safra de soja, em relação ao ano passado. Inclusive os produtores argentinos prorrogaram o pagamento de dívidas e agora começam a quitar os débitos, o que injeta mais soja no mercado mundial.

Índio Brasil se disse receoso ao avaliar preços futuros da soja, mas entende que o valor pode aumentar, porém não deve subir muito mais que 70 reais a saca. O clima nos Estados Unidos também deve ditar a prospecção de preço. No momento, os americanos constatam muito frio e tempo úmido.

Para o período de inverno deste ano, o Corretor de Cereais lembra que as culturas dessa época, geralmente não são para lucratividade, mas para diluição de custos das propriedades ao segundo semestre, por exemplo, com a cobertura de solo.

Especificamente sobre o trigo, Índio Brasil observa que a atual cotação do cereal, média de 42 reais na região de Ijuí, é de entressafra. Porém, não há alternativas mais interessantes para as lavouras de inverno que não seja o trigo. Em relação à canola é necessária parceria para a venda, assim como no tocante à aveia branca.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!