Busca rápidaX


Jaguatirica é encontrada dentro de uma casa em Eugênio de Castro

14 de maio de 2019

Uma jaguatirica foi encontrada na manhã de ontem (13) dentro de uma casa em Eugênio de Castro. O animal estava na lavanderia, atrás de uma caixa de cerâmica. A situação inusitada fez com que a moradora procurasse a vizinha da frente para ajudar.

“Chegou aqui correndo no meu salão e disse: ‘Vem cá, tem um bicho bem estranho na minha casa’. Aí eu fui e disse: ‘É um gato’. Ela disse: ‘Não é gato. Olha a orelha dele, é diferente!'”, conta a empresária Lanir Schneider, de 57 anos.

Ela sugeriu que a mulher deixasse a porta fechada e decidiu acionar a Brigada Militar (BM) para fazer o resgate do animal. Somente depois, Lanir descobriu que se tratava, na verdade, de uma jaguatirica.

Policiais resgataram jaguatirica com ajuda de uma rede e de um cambão para contenção de animais — Foto: Divulgação/Brigada Militar

De acordo com a BM, o animal é adulto e pesa 2,5 kg. Ele foi resgatado por dois policiais, com o auxílio de uma rede e de um cambão para contenção de animais. Ninguém ficou ferido. Após passar por uma avaliação veterinária, a jaguatirica foi solta no próprio município, em uma reserva ambiental.

“O veterinário deu um laudo de ‘apto para soltura’. Como ele não era domesticado, poderia ser devolvido à natureza”, explica o comandante do Pelotão Ambiental de Santo Ângelo, tenente Paulo Zilmar. Segundo ele, é raro uma jaguatirica ser encontrada dentro de uma casa, na cidade. O comandante não soube precisar como o animal, que vive na mata, foi parar ali.

“Essa casa fica a uns 400 metros de uma lavoura, que tem alguma mata, mas não se tem ideia de por que esse bicho foi parar na casa. Talvez tenha saído em busca de comida”, arrisca o tenente Zilmar.

Fonte: G1