Busca rápidaX

Grupos Prioritários devem ficar atentos ao prazo de vacinação contra gripe H1N1

21 de maio de 2019

A campanha de vacinação contra a gripe H1N1 chega na reta final e os grupos prioritários devem ficar atentos ao prazo, que encerra no próximo dia 31.

Segundo a coordenadora de Imunizações da Secretaria da Saúde, Salester Ruver, até o momento a cobertura vacinal está dentro do esperado na maioria dos grupos, porém, existe uma preocupação maior com as pessoas com doenças crônicas, já que somente 44,21% do total foram imunizadas. “Assim como os demais grupos prioritários, é muito importante que doentes crônicos procurem garantam a imunização nestes últimos dez dias de campanha” destaca Salester.

Em Ijuí, das 31.016 pessoas que precisam receber a vacina, 21.477 já foram imunizadas. Até agora, o único grupo que já atingiu e ultrapassou a meta foi o dos professores, com 103,54%.

Salester ressalta que a Coordenadoria também chama atenção dos pais, para que fiquem atentos ao prazo e garantam a imunização das crianças. “Até agora, 62,96% das crianças foram vacinadas. Recentemente fizemos uma ação especial com as escolas de Educação Infantil, e encaminhamos um lembrete para os pais e responsáveis chamando atenção para a importância da imunização” comenta Salester.
Segundo ela, o número de pais que procuraram as salas de vacina aumentou nos últimos dias, depois do caso da menina de 11 anos que morreu por gripe em Sapiranga. A vítima não havia recebido a vacina porque, segundo a mãe, estava resfriada e tomava antibióticos.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí