Busca rápidaX

Economista alerta sobre venda da soja no momento na região e problemas na safra americana

3 de junho de 2019

A melhoria no preço da soja registrada no momento no Brasil tem como um dos principais fatores o excesso de chuva e demais condições climáticas desfavoráveis para a agricultura nos Estados Unidos. Conforme o Economista e professor da Unijuí, Argemiro Brum (foto), as chuvas não deixam avançar o plantio da soja americana e o período ideal para cultivo vai até dia 15 deste mês.

Se o clima ajudar a partir de agora, a área semeada deverá aumentar bastante e derrubar os preços no mercado internacional. Porém, se continuar a chuvarada, é bem possível que não se confirme a área esperada com soja nos Estados Unidos, com manutenção da boa cotação para o produto no Brasil.

Argemiro Brum também chama atenção para o fato que na última sexta-feira terminou o prazo recomendado para o plantio do milho nos Estados Unidos e a redução ficou entre 15 e 20%. Essa área que ficou ociosa no milho, poderá ser utilizada com soja, consequentemente acréscimo do cultivo da oleaginosa e tendência de diminuir o preço da soja para o produtor brasileiro.

Diante disso, o professor da Unijuí alerta que os agricultores da região precisam aproveitar o momento e vender percentual de soja a fim de garantir renda, até porque essa janela de aumento de cotação da soja não estava prevista. Também auxilia na melhora do preço da soja a guerra comercial entre Estados Unidos e China.

Por outro lado, Argemiro Brum acredita que o preço do milho pago ao produtor brasileiro e da região de Ijuí deva ter melhora aos poucos. Isso também decorre das intensas chuvas nos Estados Unidos, que reduziu o plantio do cereal, o que leva importadores a adquirir bastante milho no Brasil e Argentina.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí