Busca rápidaX


MANCHETES

Gripe A: Vacinação está aberta a toda população, porém, foco continua para três grupos de risco

3 de junho de 2019

Desde o encerramento da campanha de vacinação para os grupos de risco, que ocorreu na última sexta-feira, 31, a vacina contra a gripe influenza A está disponível para toda população.

Porém, devido ao baixo índice de cobertura, o foco continua para três grupos prioritários: o dos doentes crônicos, crianças e gestantes.

De acordo com o levantamento realizado pela 17ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) até a última sexta-feira, (31) 82% da população que integra os 20 municípios de abrangência da CRS, garantiu a imunização.
Os grupos com menores índices são os doentes crônicos, com 66%, seguido das crianças, com 78% e gestantes, com 75%.

Já os dados municipais, também contabilizados até sexta-feira (31) dão conta de que em Ijuí, 78,83% da população foi vacinada. O foco da campanha também continua para os mesmos três grupos: crianças, já que até agora somente 77% foram imunizadas, gestantes, 81% e doentes crônicos, 56%.

Em Ijuí, 13 salas de vacina ficam à disposição da comunidade, além do Centro Municipal de Saúde.
O horário de funcionamento é das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h45. Para garantir a dose, é necessário portar o cartão de vacina, porém, segundo a 17ª Coordenadoria, se alguém não o encontrar, deve procurar orientação junto as responsáveis de cada sala.

No município de Ijuí, apenas um caso suspeito de gripe A havia sido registrado até agora, porém, segundo informações obtidas nesta manhã com a 17ª Regional de Saúde, a análise de laboratório não confirmou que o paciente seja portador de Influenza A.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí