Busca rápidaX

Secretaria do Meio Ambiente inicia projeto para manejo de javali na Serra

5 de junho de 2019

A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) instalou armadilha tipo curral para controle do javali em Unidade de Conservação do Estado como projeto para o manejo da espécie. A ação faz parte do Plano Estadual de Controle do Javali promovido pela Sema para reduzir os danos ambientais, econômicos e sanitários causados pela ação dessa espécie exótica invasora.

A montagem foi realizada por integrantes do Programa Invasoras RS, com a colaboração de alunos de pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A construção da armadilha ocorreu na Estação Ecológica de Aratinga, no município de São Francisco de Paula, atendendo a Instrução Normativa Sema nº 03/2018, na defesa da biodiversidade especialmente protegida.

Degradação da biodiversidade

A estrutura utilizada foi desenvolvida pela equipe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e vem sendo testada pelo Grupo Javali no Pampa como alternativa para o manejo do javali (Sus scrofa), pois evita a captura de espécies não alvo e maus-tratos aos animais capturados.

O javali é uma espécie exótica, trazida para o Brasil na década de 1960. Sem predadores naturais, se estabeleceu e propagou descontroladamente no país devido ao seu elevado crescimento populacional. A dispersão dos animais causa prejuízos econômicos aos setores de agricultura e pecuária. A espécie também é responsável pela degradação da biodiversidade local, além de ser vetor de diversas doenças como leptospirose, tuberculose e gripe suína clássica.

Fonte: rs.gov.br