Hoje, 2 de julho, comemora-se o Dia do Bombeiro Brasileiro. Àqueles a quem compete a prevenção e o combate de incêndios, buscas e salvamentos, ações de defesa civil e de polícia judiciária militar. A escolha desta data é uma homenagem a criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, inaugurado em 2 de julho de 1856, no Rio de Janeiro.
O 12º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede no município de Ijuí, é responsável pelo atendimento de 60 municípios da região, sendo que em outro sete há pelotões de Bombeiros Militar instalados: Horizontina, Três de Maio, Três Passos, Cruz Alta, Panambi, Tapera e Ibirubá. No pelotão de Ijuí, atuam 21 profissionais.
Somente no ano de 2019 o 12º Batalhão de Bombeiros Militar já atendeu 2.068 ocorrências, o que representa uma média de 11,3 casos diários. O tipo de ocorrência mais registrada foi de atendimento pré-hospitalar (acidentes de trânsito), ficando em 922 casos. Posteriormente são as ações preventivas (633), incêndio (271), salvamento/busca/resgate (240) e ocorrência envolvendo produtos perigosos (2).
O 12º Batalhão de Bombeiros Militar trabalha assiduamente no setor de prevenção. Somente este ano, foram realizadas um total de 3.334 atividades preventivas, destacando-se: Análise de PPCI (1005), Emissão de Certificados de Conformidade (417), Vistorias em edificações (574) e Alvarás (1.338).
A partir da lei nº 35.309, de 2 de abril de 1954, a qual instruiu o Dia do Bombeiro Brasileiro, também define a realização anual da Semana de Prevenção Contra Incêndios. As programações seguem até sexta-feira (5), sendo que durante os dias estão sendo desenvolvidas palestras nas escolas Ijuienses. O quartel do Corpo de Bombeiros também está aberto para visitação de quem tenha interesse em conhecer o trabalho dos profissionais.