Busca rápidaX


MANCHETES

Secretaria de Saúde alerta sobre casos de sarampo

7 de setembro de 2019

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), junto à Vigilância Epidemiológica do Município, alerta aos profissionais da área e à comunidade para o aumento no número de casos de sarampo em todo o país. A incidência tem sido mais forte em São Paulo e Santa Catarina, com 15 casos suspeitos em Porto Alegre. É imprescindível detectar e notificar rapidamente qualquer suspeita, o que possibilita que as medidas de controle sejam realizadas oportunamente, interrompendo a cadeia de transmissão. O Rio Grande do Sul não tem, até o momento, nenhum caso confirmado.

O sarampo é uma doença transmissível aguda, grave e extremamente contagiosa. A transmissão ocorre por meio de secreções nasofaríngeas expelidas ao tossir, espirrar e falar. O período de incubação é de, em média, 10 dias, e a transmissibilidade ocorre 4 a 6 dias antes do aparecimento de erupções avermelhadas na pele. É considerado como caso suspeito todo indivíduo que, independentemente da idade e da situação vacinal, apresentar febre e exantema maculopapular (manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas), acompanhados de tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite.

A orientação da SMS é que todas as crianças de 6 a 11 meses sejam vacinadas contra o sarampo. O objetivo é intensificar a imunização deste público-alvo, mais suscetível a casos graves e óbitos. A vacinação de rotina das crianças deve ser mantida. O profissional de saúde na Unidade Básica fará a análise de como e quando fazer a aplicação das doses.

Fonte: Prefeitura de Ijuí