Busca rápidaX

Ijuí aparece em três rankings das Smart Cities

19 de setembro de 2019

O novo ranking das Smart Cities coloca o município de Ijuí em três boas colocações no Rio Grande do Sul. Ijuí está em 4º lugar em economia, 5º em educação e 12º em empreendedorismo. Conforme o Executivo ijuiense, o município também é destaque no ranking nacional, pois aparece entre as 100 cidades mais inteligentes do Brasil.

Além disso, Ijuí surge, pela primeira vez, na 28ª posição em economia e 81ª posição em empreendedorismo. Na avaliação do secretário de Educação de Ijuí, Eleandro Lizot, essa variação está diretamente relacionada à mudança de metodologia.

“Não houve uma perda de espaço. O que houve foi a mudança dos critérios que nesta edição consideram inclusive indicadores ISO 37122”, pontua. Os indicadores incluídos segundo Eleandro são: percentual da força de trabalho ocupada nos setores de educação, pesquisa e desenvolvimento; número de computadores, laptops, tablets ou outros dispositivos digitais de aprendizagem disponíveis por 1.000 alunos; percentual de empregos formais de número superior; e bolsas do CNPQ.

Para o prefeito Valdir Heck, essas conquistas são muito importantes não só para a autoestima do ijuiense, mas especialmente, porque apontam para a assertividade das escolhas feitas anos atrás. “Temos um processo de crescimento econômico com qualidade de vida que se consolida a cada dia. E os espaços que temos conquistado em nível Estadual e Nacional acabam atraindo novos investimentos, o empreendedorismo se alarga e toda a comunidade ganha com isso”, pontua. 

 

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e prefeitura