Busca rápidaX

Aberta oficialmente a Expo-Ijuí/Fenadi 2019

12 de outubro de 2019

A importância cultural e econômica da Expo-Ijuí/Fenadi foi ressaltada ontem à noite, 11, durante abertura da feira deste ano, cujo ato ocorreu no palco das etnias do parque Wanderley Burmann. O presidente da Fenadi, Nélson Casarin, falou da integração étnica de Ijuí, a conquista de recursos para projetos culturais e o esforço para que o município seja considerado a Capital Nacional das Etnias.

Representando a Câmara Federal, o deputado Pompeo de Mattos disse que tem certeza que vai ser aprovado o projeto de Capital Nacional das Etnias e que a pesquisa que embasa esse pedido será transformado num livro no parlamento federal.

O prefeito, Valdir Heck, por sua vez, falou de desafios, união e trabalho. Enfatizou que a divergência deve servir para a convergência. Valdir Heck ainda citou dados que colocam Ijuí nas primeiras colocações no Estado e país em economia, educação e empreendedorismo.

Também ontem à noite na abertura da Expo-Ijuí/Fenadi, o presidente da Associação Comercial e Industrial, Nilo Leal da Silva, observou que a feira faz parte do calendário de eventos do Brasil. Além disso, comentou que a ACI abrange diferentes segmentos, por exemplo, comércio, ensino, saúde, prestação de serviços e, mas recentemente, passou a contemplar a agricultura.

Já a presidente da Expo-Ijuí, Nadine Dubal, primeira mulher e presidir o evento, citou os mais de 600 expositores que participam da programação, além e coragem e ousadia. O deputado estadual Gérson Burmann, por sua vez, representou a Assembleia Legislativa gaúcha.

Aproveitou para informar que o projeto técnico de construção das vias paralelas da BR 285, entre o aeroporto de Ijuí e a sede da 10ª delegacia da Polícia Rodoviária Federal, deverá ficar pronto até o início do próximo ano e o desafio passa a ser a conquista de 150 milhões a 200 milhões de reais para realizar a obra.

Já o secretário da Agricultura do Rio Grande do Sul, Covati Filho, representou o governador Eduardo Leite na abertura da Expo/Fenadi. Ele destacou o esforço do Executivo gaúcho em desburocratizar o Estado para alavancar o desenvolvimento.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí