Busca rápidaX

Empresa Produtiva de Ijuí registra bom rendimento de canola em lavouras parceiras

23 de outubro de 2019

A canola ganhou espaço nas lavouras da região de Ijuí nesta safra de inverno. Neste momento os agricultores finalizam a colheita do grão. Segundo Juarez Neme da Costa, engenheiro agrônomo e empresário, proprietário da Produtiva, empresa que comanda as negociações da canola na região, os produtores estão encerrando a colheita nesta semana.

Afirmou que as primeiras lavouras colhidas tiveram baixa média de produtividade em virtude das geadas que atingiram as plantas. No entanto, a maioria das lavouras colhidas apresentou excelente potencial produtivo, com média de 35 sacas por hectares e picos de 42 sacas.

Os resultados são melhores do que no ano passado, em virtude de que, conforme Juarez Neme da Costa, vive-se um novo momento de disponibilidade de híbridos, o que diminui a incidência de debulha na hora da retirada dos grãos das plantações.

O empresário afirmou que produtores rurais relataram ganho de cerca de mil reais de lucro por hectare, com a produção da canola. A cotação da saca da canola, segundo o último informativo da Emater regional é 68 reais e 17 centavos.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí