Busca rápidaX


Chuva acumulada em pouco mais de dois dias chega a 160mm na região de Ijuí

5 de novembro de 2019

A chuva acumulada desde domingo, 03, ultrapassa 150 milímetros em vários locais da região de Ijuí. Relato de ouvintes da Rádio Progresso apontam, por exemplo, 162mm na Linha 5 Leste, interior de Ijuí; 150mm em Santo Ângelo e Entre-Ijuís; além de 120mm nos municípios de Jóia, Augusto Pestana e Eugênio de Castro. Um morador da Linha 2 Oeste, em Ijuí, saída velha para Catuípe, registra acumulado de 230mm.

Estragos

O excesso de chuva registrado no momento causa estragos em vias rurais de Ijuí. Na estrada principal de acesso à Usina Velha, região da Linha 4 Leste, parte da via desmoronou e há bastante água sobre a estrada.

Segundo o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Valdir Zardin, um bueiro existente no local trancou em razão de galhos e vegetação, o que contribuiu para o problema. O local está sinalizado. Conforme Zardin, o conserto vai ser feito somente após a melhoria das condições climáticas.

O secretário ainda ressaltou que duas pontes sofreram danos com a grande vazão de água, ou seja, na localidade da Linha 4 Leste, imediações do campo da Imasa, também entre as Linhas 6 e 7 Leste.

Rede elétrica e casas

O Corpo de Bombeiros de Ijuí recebeu comunicação para atender uma ocorrência no bairro Getúlio Vargas, onde uma árvore caiu e atingiu uma residência, mas sem feridos. Já no bairro Assis Brasil houve destelhamento parcial de uma casa. Esses casos aconteceram com o temporal de ontem à noite.

Além disso, três árvores caíram na ERS 342, imediações da ponte seca, região do distrito de Itaí. Já a Ceriluz registra vários locais da área de atuação sem energia elétrica. Neste momento, há falta de luz na região de Esquina Umbú, em Nova Ramada; além de Chiapetta; ainda na localidade de Pedro Paiva, em Santo Augusto; também entre as Linhas 4 e 5 Norte, em Ijuí; e Lagoa dos Patos, interior de Catuípe.

Também é afetada por falta de energia elétrica a Linha 24 Norte, interior de Ajuricaba, onde a força do vento quebrou um poste. Além disso, o temporal da noite passada quebrou mais dois postes na área da Ceriluz, um deles no distrito de Itaí, interior de Ijuí.

Também foram afetados pelo temporal, redes da Ceriluz na Linha 8 Oeste, Ijuí; Linha Santo Antônio, Augusto Pestana; comunidade de Timbozal, Nova Ramada; e localidade de Faxinal, limite entre Ijuí e Boa Vista do Cadeado.

A Ceriluz acredita que até o início da tarde de hoje todas as situações sejam resolvidas. Já o Demei registrou apenas problema num transformador no bairro Thomé de Souza, mas situação já resolvida. A forma do vento ainda derrubou três árvores, ontem à noite, na ERS 342, no distrito de Itaí.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí