Busca rápidaX

Cruz Alta declara situação de emergência devido à estiagem

28 de fevereiro de 2020

O município de Cruz Alta declarou situação de emergência hoje. Esta ação foi tomada devido aos baixos índices de chuva verificados nos últimos 90 dias, reforçados por altas temperaturas.

A situação foi declarada conforme os levantamentos do Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário – COMDAGRO, EMATER/RS de Cruz Alta, e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Pesca, Abastecimento e Meio Ambiente.

Os dados apontam que a pouca chuva têm causado perdas na produtividade das lavouras de soja e milho cultivadas em Cruz Alta, na produção de leite e na produção de subsistência nas pequenas propriedades, afetadas em níveis significativos.

Considerando estas informações, fica evidente que a economia do município, embasada fortemente na atividade de produção primária, sofrerá reflexos diretos dessas perdas também nos setores de comércio e serviços, bem como reflexos na arrecadação orçamentária municipal.

O documento, que vale por 90 dias e pode ser prorrogado por até 180 dias, autoriza o desencadeamento do Plano Emergencial de respostas aos desastres que será adaptado para a situação real do mesmo.

Fonte: Prefeitura de Cruz Alta