Busca rápidaX

Hospital Unimed notifica segundo caso suspeito de coronavírus

13 de março de 2020

No início da noite desta sexta-feira, 13, o Hospital Unimed Noroeste/RS notificou o segundo caso suspeito de coronavírus. Trata-se de um homem, de 28 anos, residente em Ijuí, e que procurou pelo Pronto Atendimento da instituição, com sintomas da doença.

Recentemente o homem esteve em São Paulo. O Serviço de Controle de Infecções Relacionados à Assistência à Saúde (SCIRAS) e o médico plantonista fizeram a avaliação do paciente e, considerando o quadro estável, orientaram a retornar para casa e se manter em isolamento domiciliar, conforme preconizam os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e o Plano de Contingência do Estado.

A Vigilância Epidemiológica será responsável pela coleta de material no paciente e envio posterior ao Lacen/RS. O Hospital Unimed Noroeste/RS reforça as medidas estabelecidas em seu Plano de Contingência, buscando a segurança de seus pacientes, familiares e profissionais de saúde.

Primeiro caso suspeito

O primeiro caso suspeito de coronavírus no Hospital Unimed Noroeste/RS foi detectado ontem à noite. Trata-se de uma mulher de 76 anos, moradora de Augusto Pestana, que recentemente esteve nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, onde há vários casos da doença.

Ela retornou com sintomas da doença, procurou o Pronto Atendimento do hospital e ficou internada em isolamento na casa de saúde, até o fim da tarde de hoje, quando foi liberada para voltar para casa.

O Hospital Unimed Noroeste/RS orientou a idosa e os familiares a se manterem em isolamento domiciliar, até a confirmação ou não da doença. Houve coleta de material da paciente, com encaminhamento para o Laboratório Central do Estado, o Lacen, a fim de serem feitos os exames para confirmar ou descartar o coronavírus.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí