Busca rápidaX

São Luiz Gonzaga poderá montar hospital de campanha para casos de coronavírus

16 de março de 2020

Em São Luiz Gonzaga, um hospital de campanha deverá ser montado nos próximos dias. Segundo a secretária de Saúde da cidade, Clari Ramborger, as ações são avaliadas para enfrentar possíveis casos de coronavírus no município. Uma delas seria a montagem de um hospital de campanha ao lado do HSLG, como foi feito na epidemia de H1N1, em 2009.

Uma reunião hoje a tarde com a direção do hospital deverá definir a criação dessa unidade de campanha, que atenderia pacientes suspeitos fora do horário do atendimento dos ESF’s (Estratégias de Saúde da família). Neste local, o funcionamento seria das 7h às 22h. Para a montagem do hospital de campanha, o comando do 4º Regimento de Cavalaria Blindado (RCB), o exército da cidade, já se colocou à disposição.

Clari lembrou a importância de buscar informações nos meios de comunicação confiáveis, especialmente em meio a tanta desinformação que circula pelos grupos de WhatsApp. Na sexta-feira (13), por exemplo, rodou mensagem que o caso suspeito de São Luiz Gonzaga havia sido descartado por um exame de sangue feito pela família, em laboratório particular. A secretária lembrou que exames de sangue não podem descartar e que o único exame até o momento é o de análise da secreção nasal.

Até o momento há apenas um caso suspeito, conforme noticiou a São Luiz na sexta-feira. O estado do estudante de medicina, que retornou do Paraguai, é estável. Ele está sendo acompanhado pelo médico infectologista Sergio David Jaskulski Filho. Ainda não há previsão para a divulgação do resultado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (LACEN).

Fonte: Rádio São Luiz