Busca rápidaX


Barreira sanitária de orientação ao coronavírus é instalada nos acessos à Horizontina

25 de março de 2020
Foto: Portal FC

Equipes ligadas as mais diversas secretarias municipais e sob a coordenação da Secretaria da Saúde, Departamento de Defesa Civil e COES – Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus de Horizontina, realizam barreiras de orientação aos condutores de veículos de carga e de passeio que chegam ao município.

As pessoas são questionadas de onde vem e os objetivos da viagem, recebem folders explicativos com os cuidados que devem ter para não contrair nem repassar o Covid 19.

Quem vem de fora da nossa região, como caminhoneiros, passam por higienização dos calçados e a partir de hoje (25) também a desinfecção a base de iodo nos pneus.

A prefeitura adotará a partir de amanhã (26) novas estratégias editando um novo decreto. Todos os serviços de máquinas estarão suspensos e as equipes de servidores de cada secretaria estarão em escala de plantões atendendo as demandas que se fizerem registrar voltadas a eventuais emergências em saúde. Também serão regulamentados os serviços que passam a ter proibição ou restrição de funcionamento para ampliar a rede de isolamento social.

O Governo Municipal reconhece que seus agentes e servidores também precisam se proteger e proteger suas famílias. No entanto, é ao poder público que cabe o cuidado com todas as demais pessoas que habitam uma cidade. É por essa razão que os servidores públicos da prefeitura, não podem parar.

Exceto os que fazem parte do grupo de risco, todos os demais encontram-se de sobre aviso e mesmo com os serviços não essenciais suspensos, a qualquer momento precisam estar a disposição da comunidade. Trabalharão protegidos, com cuidado e cautela, mas todos reforçarão a qualquer tempo as equipes de apoio aos profissionais da saúde.

Hospital de Campanha

Junto ao Centro de Convivência da Terceira Idade, reformado havia poucos meses pela prefeitura, um hospital de emergência está sendo montado, onde poderão ser internados para observação os casos que não necessitam respirador, porém demandem acompanhamento médico e de enfermagem.

São 24 leitos que estão sendo instalados. O local possui climatização total, banheiros com acessibilidade, cozinha e está localizado em fácil acesso para a população.

O centro será o ponto de referência ao atendimento médico do sistema municipal de saúde nas próximas duas semanas quando precisamos vencer essa epidemia. Todos os médicos da prefeitura e as equipes de enfermeiros e técnicos de enfermagem estarão se revezando para atender no local. 

Nesta quinta, macas e leitos passarão a ser transferidos para o local. A prefeitura também está comprando 500 testes rápidos para identificação do Coronavírus, para proteger e dar tranquilidade a população.

Fonte: Portal FC