Busca rápidaX


Coronavírus e o Clima: O que esperar da temperatura nos próximos meses?

26 de março de 2020

Os estudos acerca da influência do clima no novo coronavírus ainda são inconclusivos. Já existem trabalhos afirmando que temperatura mais alta e maior umidade reduzem a disseminação do vírus, mas não é consenso entre os cientistas. A Organização Mundial da Saúde foi enfática em afirmar que não se deve contar com o clima mais quente em algumas regiões para evitar cenários mais graves.

O que está provado e nós gaúchos vemos todos os anos é que o clima interfere em doenças respiratórias que lotam postos de saúde e hospitais. Em um ano absolutamente atípico, em que o governo prevê um colapso do sistema de saúde já em abril, quanto menos doenças respiratórias que levem pessoas aos SUS e à rede privada é melhor.

Por isso, a despeito de muita gente torcer por frio, 2020 é ano para torcer contra. Os dados indicam que para o trimestre de abril a junho, quando o Ministério da Saúde espera o pico da curva de casos do coronavírus, a tendência é de temperatura acima da média em grande parte do Centro-Sul do Brasil.

O mapa acima (atualizado diariamente para o assinante na seção de mapas) mostra a anomalia de temperatura prevista para o trimestre abril a junho pelo modelo norte-americano CFS.

Significa que não fará frio?

Não! Haverá dias frios e alguns gelados, mas os episódios de frio serão mais pontuais. É um cenário positivo para menor ocorrência de doenças respiratórias, mas crucial reiterar: não contemos com o clima no caso do coronavírus.

E, lembre-se, a vacinação contra a gripe está começando e se informe na secretaria da saúde do seu município ou em uma clínica privada.

Fonte: Metsul Meteorologia.