Busca rápidaX

Santo Ângelo amplia atendimento da UPA para 24 horas

26 de março de 2020
Foto: Fernando Gomes

O atendimento 24 horas da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) foi oficializado ontem (25) em solenidade restrita a autoridades da saúde e ao corpo diretivo da unidade, por medidas de prevenção ao novo Coronavírus (COVID-19). A inauguração estava agendada para o dia 30 deste mês, porém, por determinação do prefeito Jacques Barbosa, o funcionamento 24 horas foi antecipado para esta quarta-feira, 25, em razão da pandemia do COVID-19 e a situação de emergência na área da saúde pública. A decisão, segundo o prefeito, integra o conjunto de ações do Governo Municipal para o enfrentamento ao Coronavírus.

A unidade terá desempenho importante na batalha contra o Coronavírus, capacitada para a identificação de casos suspeitos do novo Coronavírus e de influenzas como o H1N1. O prefeito lembrou às articulações feitas com a Secretaria de Estado da Saúde e com o Ministério da Saúde, desde setembro de 2018, quando o funcionamento parcial foi inaugurado, até o horário integral de atendimento, formalizado nesta quarta-feira. “Este ato, mesmo simbólico, vai fazer uma enorme diferença na vida das pessoas. Estamos vivendo um momento de felicidade, de compromisso cumprido”, disse Jacques, destacando também o trabalho dos profissionais da saúde que estarão na linha de frente nesta batalha contra o Coronavírus.

Para o secretário municipal de Saúde, Luis Carlos Cavalheiro, o atendimento 24 horas é resultado do comprometimento do prefeito Jacques Barbosa com a saúde de Santo Ângelo, colocando uma estrutura da grandeza da UPA a serviço da população, com profissionais qualificados e eficientes. “É uma data histórica, de grande valor e significado para a saúde pública”, encerrou.
O coordenador da 12ª CRS, Iuri Sommer Zabolostky, também destacou a grandeza da conquista para Santo Ângelo e lamentou que, as dificuldades provocadas pelo Coronavírus, impediram um movimento maior para celebrar com a comunidade.

A UPA
A UPA de Santo Ângelo conta com a estrutura de um mini-hospital, disponibilizando a população atendimentos de urgência e emergência, com serviços de consultas médicas com clínico geral e pediatra, procedimentos de enfermagem, raios-X, farmácia para medicação exclusiva de seus pacientes e coleta de material de laboratório, além de 12 leitos de observação e 24 poltronas para medicação. A unidade atende em média de 3,5 mil pessoas mensais relativos a consultas ou procedimentos mensais.
Depois de articulações com o Estado e a União, o município passou a receber os valores da contrapartida, o que possibilitou a abertura em atendimento integral. Na solenidade, o prefeito já tratou com o coordenador da 12ª CRS, os critérios para a qualificação da unidade para a ampliação dos serviços prestados à comunidade e dos valores repassados mensalmente ao município.

RECOMENDAÇÃO
Cavalheiro recomendou que a UPA 24 horas seja acionada somente em casos extremos e recomenda que as unidades de saúde de Santo Ângelo estão preparadas para identificar e fazer os encaminhamentos necessários da população para a unidade em casos de suspeita de infecção pelo novo Coronavírus e alertou: “Se o paciente estiver com coriza e mal estar, permaneça em casa; tosse e febre persistente, procure a unidade de saúde mais próxima; e se sentir falta de ar, dirija-se à UPA”.

Fonte: Prefeitura de Santo Ângelo