Busca rápidaX

Santo Ângelo inicia vacinação na modalidade “Drive Thru”

1 de abril de 2020

A Campanha de Vacinação da Gripe Influenza (H1N1) prossegue nesta quinta-feira, 02, com mais 2.900 doses disponíveis a Santo Ângelo, e com uma novidade. Em parceria com o Exército Brasileiro, a Secretaria Municipal de Saúde e o 1º B Com estarão vacinando no sistema “Drive Thru”, onde os idosos serão imunizados no interior dos veículos.

Esta atividade vai ser realizada somente na quinta-feira (02), em frente ao 1º B Com (Avenida Venâncio Aires), no período das 8h às 19h, sem paralisação ao meio-dia. A Secretaria de Saúde orienta que o correto é o transporte de apenas um idoso passageiro no veículo para este sistema de vacinação.

Segundo o secretário municipal de Saúde, médico Luis Carlos Cavalheiro, esta iniciativa em parceria com o Exército foi alavancada durante uma das reuniões do Comitê Temporário de Enfrentamento ao Coronavírus (CTECOV), justamente com a finalidade de proteger os idosos, evitando a circulação dos mesmos como determina a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde neste momento de pandemia do Coronavírus. “Os soldados do 1º B Com realizarão toda a logística, a organização da estrutura física e controle do trânsito no local, além de colocar profissionais da saúde no auxílio da secretaria”, explica.

MAIS DE 10 MIL IMUNIZADOS

No primeiro dia de vacinação foram 4.600 pessoas vacinadas. Na última quinta-feira (26), mais 2.630 pessoas e nesta próxima etapa serão 2.900 vacinas, o que totalizará 10.130 pessoas imunizadas, entre idosos e profissionais da Saúde, que fazem parte desta primeira etapa da vacinação nacional.

53,37% DOS IDOSOS JÁ VACINADOS

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica e Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), enfermeira Juliane da Rosa, informa que até o momento 53,37% dos idosos já foram vacinados em Santo Ângelo, com a aplicação de 3.903 vacinas. Em relação aos profissionais de Saúde, foram 1.427 pessoas vacinadas, o que representa 36,56% da meta.

IDOSOS ACAMADOS

Os idosos com mais de 60 anos que não podem se locomover até um dos pontos de vacinação deverão ligar para a Secretaria de Saúde, no telefone 3313-9350, e a equipe técnica realizará a vacina em suas residências, com agendamento.

VACINAÇÃO NACIONAL

Nesta primeira fase de imunização, população idosa e os profissionais da Saúde serão os prioritários. O Dia “D” ocorre em 9 de maio.
A segunda fase da campanha começa em 16 de abril para professores, profissionais das forças de segurança e salvamento. A partir de 9 de maio, Dia “D” de vacinação, serão vacinadas as crianças de 6 meses a 6 anos incompletos (5 anos, 11 meses e 29 dias), pessoas com mais de 55 anos, gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias após o parto), população indígena e portadores de condições especiais. A campanha seguirá até o dia 23 de maio.

Fonte: Prefeitura de Santo Ângelo