Busca rápidaX

Centro de triagem depende de contratação de equipe para iniciar funcionamento em Ijuí

14 de abril de 2020

O centro de triagem para Covid-19 em Ijuí já está com estrutura física montada no ginásio municipal. Ontem o exército finalizou a montagem de barracas do lado externo que também servirá de suporte para a unidade.

Conforme a enfermeira da secretaria municipal de saúde, Fernanda Moraes, o único entrave para o início das atividades é a contratação da equipe de profissionais da saúde que vai atuar no local. Fernanda afirma que ontem foram homologadas as contratações emergenciais e os profissionais tem 5 dias para se apresentar.

Apesar de acreditar que os trabalhadores vão procurar rapidamente a prefeitura para iniciar as atividades, a secretaria ainda pretende fazer uma capacitação para preparar esses profissionais. Segundo Fernanda isso se justifica porque esses enfermeiros, técnicos de enfermagem e farmacêuticos vão trabalhar diretamente com casos de coronavírus e precisam estar capacitados para isso.

Sobre a estrutura montada pelo exército, Fernanda afirma que será um suporte a mais para o centro de triagem. Conforme a enfermeira hoje não há uma grande demanda de pacientes com síndrome gripal no sistema de saúde de Ijuí, mas caso esse número aumente expressivamente, a estrutura servirá de apoio para atendimentos.

Portanto, visto o processo burocrático e de treinamento de profissionais, ainda não há previsão de início de atividades do centro de triagem para coronavírus em Ijuí.

Fonte: Rádio Progresso / Secretaria de saúde de Ijuí