Busca rápidaX


A Polícia Civil realiza ofensiva contra 16 criminosos envolvidos com o tráfico de drogas em Sapucaia do Sul.

12 de dezembro de 2023

A Polícia Civil realiza ofensiva, nesta terça-feira (12), contra 16 criminosos envolvidos com o tráfico de drogas em Sapucaia do Sul. A operação tem como alvo dois pilotos que seriam responsáveis por trazer drogas do Paraguai ao Rio Grande do Sul. Um deles foi preso na manhã desta terça-feira (12), no bairro Campina, em São Leopoldo.

A ação foi coordenada pela 2ª Delegacia de Polícia de Sapucaia do Sul. Cerca de 200 policiais civis cumprem 55 ordens judiciais, dentre os quais 39 mandados de busca e apreensão e 16 mandados de prisão preventiva. Até as 7h, 12 pessoas haviam sido presas.

Os policiais apreenderam armas, munição, carregadores e um drone. Conforme a investigação, os pilotos que atuavam para o grupo se reportavam a Fernando Luis do Val Júnior, de 41 anos, que chegou a ser incluído na lista de procurados da Interpol e fugiu de lancha pelo Caribe, antes de retornar ao Brasil e ser recapturado por policiais disfarçados de torcedores de clubes cariocas. Ele foi preso e recebeu nova ordem de prisão dentro da cadeia.

O esquema foi descoberto a partir da apreensão do celular de um homem apontado como o tesoureiro do grupo ainda em 2021. Mensagens interceptadas mostram que o grupo chegava a movimentar R$ 1 milhão por remessa em dinheiro vivo. A investigação continua. O objetivo agora é desarticular o braço financeiro e os operadores de lavagem de dinheiro do grupo.

Foto: Agência RBS

Fonte: RPI, GZH