Busca rápidaX

A Segunda edição da Copa RS de Futebol Amador começa no dia 21 de Abril em Campo Bom

16 de abril de 2024

A competição, organizada pela Secretaria do Esporte e Lazer (SEL), conta com 162 equipes inscritas, sendo 72 times na categoria Livre (acima de 18 anos), 66 de Veteranos (a partir de 40 anos) e 24 na categoria Master (acima de 50 anos), esta última uma novidade desta segunda edição. 

A competição, com o apoio da Federação Gaúcha de Futebol, começa dia 21 de abril, com três jogos, uma partida por cada categoria da Copa: Livre, Veteranos e Master, todos no estádio Sady Schmidt, em Campo Bom. A coordenação técnica e a execução serão realizadas pelo Grupo Telos.

A COPA RS contará com a participação de 82 cidades do Rio Grande do Sul, envolvendo mais de seis mil atletas e dirigentes. Para o secretário Danrlei, essa integração de atletas, dirigentes, times e prefeituras já tornou a Copa RS uma referência no esporte gaúcho. 

Os times classificados representarão seus municípios em sete etapas: municipal, regional, estadual I, estadual II, estadual quartas de final, estadual semifinal e estadual final. As etapas serão jogadas da seguinte forma: 

1ª Etapa – Fase Municipal: a organização e realização foram de responsabilidade dos municípios, cabendo aos mesmos ter realizado ou não essa fase.  

2ª Etapa – Fase Regional: realizada nas oito regiões do estado, pelas quais serão classificadas quatro equipes de cada região na categoria Livre e Veterano, em um total de 32 equipes por categoria. Na categoria Master, se classificarão duas equipes por região, passando um total de 16 equipes.  

3ª Etapa – Fase Estadual I: as 32 equipes da categoria Livre e Veterano disputarão em forma de eliminatória simples (jogo único) quem serão as 16 classificadas para a próxima fase.  

4ª Etapa – Fase Estadual II: as 16 equipes da categoria Livre e Veterano e Master disputarão em forma de eliminatória simples (jogo único) quem serão as 08 classificadas de cada categoria para a próxima fase.  

5ª Etapa – Fase Estadual – Quartas de Final: nessa fase as oito equipes classificadas nas categorias Livre, Veterano e Master disputarão em forma de eliminatória simples (jogo único) quem serão as Semifinalistas (quatro equipes) de cada categoria. 

6ª Etapa – Fase Estadual – Semifinal: as quatro equipes classificadas de cada categoria jogarão na modalidade eliminatória dupla (dois jogos) para definir quem serão as finalistas (duas equipes) de cada categoria. Os jogos de ida e volta são mais uma novidade da segunda edição da Copa RS. 

7ª Etapa – Fase Estadual – Final: as duas equipes classificadas de cada categoria jogarão em forma de eliminatória simples (jogo único) para definir quem serão os campeões de cada categoria. Ficarão com a terceira colocação as equipes que perderem a Semifinal para as equipes campeãs.  

A premiação aos participantes serão medalhas para as equipes classificadas em 1º, 2º e 3º lugares na fase final Estadual e medalha de Goleador e de Goleiro Menos Vazado da competição. Também serão distribuídos troféus para as equipes classificadas em 1º, 2º e 3º lugares na Fase Final Estadual e troféu para o melhor jogador da competição. Outra novidade dessa segunda edição da Copa RS é que as equipes vencedoras ganharão um conjunto de 40 camisetas e calções de jogo.

Organizada pela Secretaria do Esporte e Lazer com o apoio da FGF, a Copa RS de Futebol Amador tem como objetivo valorizar o atleta amador e promover a interação de municípios e a prática esportiva dentro da comunidade gaúcha.  

A primeira edição da Copa RS aconteceu entre outubro de 2022 e março de 2023. A competição reuniu mais de 5 mil profissionais e 147 times, mobilizando todas as regiões do estado em mais de 200 jogos.

A rodada inaugural da Copa RS de futebol amador tem os confrontos entre: Bernabé (Gravataí) x Cruzeiro (Cachoeirinha) pelo Master, às 9h. Pelo Veterano Campo Bom enfrenta o Eldorado do Sul, às 12h. E na Categoria Livre o Botafogo (Sapucaia do Sul) enfrenta o Campo Bom, às 15h.

O representante de Ijuí, Palmeiras Ijuí, tem a estreia na Copa RS prevista para o domingo, 05 de Maio, em Dr. Maurício Cardoso, Contra a equipe Sociedade Esportiva Ipiranga.

Fonte: RPI com informações da Secretaria do Esporte e Lazer