Busca rápidaX


Acúmulo de garrafas e lixo nas paradas de ônibus da Avenida das Nações reforça necessidade de educação ambiental em Ijuí

24 de janeiro de 2024

O acúmulo de lixo, principalmente garrafas de vidro, nas lixeiras instaladas nas paradas de ônibus na Avenida das Nações de Ijuí tem sido motivo de reclamações da comunidade que vive nas proximidades do local. Frequentemente nossa reportagem recebe fotos, vídeos e relatos da quantidade excessiva de resíduos depositado nas lixeiras que foram instaladas pra comportar pequenas quantidades de materiais. Há algumas semanas, moradores reclamaram também da frequência com que ocorre o recolhimento, afirmando que por diversos dias os materiais ficam acumulados no local.
O secretário do Meio Ambiente de Ijuí, Yuri Pilissão, concedeu entrevista à Rádio Progresso para falar sobre a situação. Ele relatou que a pasta tem investido no trabalho de educação ambiental e ampliou os ecopontos de coleta de vidro, que hoje estão espalhados por toda cidade. “O que acontece nesses locais, como nas paradas de ônibus, é a utilização inadequada do espaço. As lixeiras que estão ali não são para uma grande quantidade de resíduos, então ela acaba transbordando, e isso reflete nos moradores das proximidades” afirma. Sobre o cronograma, Pilissão disse que as secretarias do Meio Ambiente e Obras efetuam o recolhimento desses resíduos toda sexta e toda segunda-feira. Em relação ao acúmulo de lixo e garrafas, especificamente na Avenida das Nações, o titular da pasta acredita que o grande número de bares e restaurantes no local contribui para o descarte incorreto, e afirmou que a equipe tem conversado constantemente com os proprietários dos estabelecimentos, buscando orientá-los e conscientizá-los a acondicionar de forma correta os materiais.

Fonte: RPI