Busca rápidaX

MANCHETES

Administração de Ajuricaba alerta produtores para recadastramento anual do rebanho

20 de fevereiro de 2025

Na última semana, a responsável pela Supervisão Regional Ijuí da Secretaria da Agricultura Pecuária Produção Sustentável e Irrigação – SEAPI, Emeli Bernardi juntamente com o Fiscal Estadual Agropecuário, Alexandre Kolankiewicz, ambos representando a Inspetoria Veterinária de Ijuí, participaram de uma reunião com o prefeito de Ajuricaba, Paulo Dolovitsch, a vice-prefeita Vera Adoryan e o servidor Fábio Pinheiro, responsável pelo setor primário da Prefeitura Municipal (Blocos e Inspetoria Veterinária). A pauta principal do encontro foi a importância da regularização cadastral dos produtores rurais.

Durante a reunião, os representantes destacaram que, os produtores deverão realizar o recadastramento anual do rebanho no período de 1º de abril a 30 de junho. Eles também orientaram aqueles que ainda não estão com seu cadastro atualizado a solicitarem a presença de um veterinário para a declaração do rebanho, evitando transtornos futuros.

A regularização do rebanho garante a legitimidade de negócios como compra e venda de animais, oferecendo segurança jurídica aos produtores. A Inspetoria Veterinária reforça que o cadastramento é obrigatório, conforme estipulado pelo Decreto Estadual 52.434, de 26 de junho de 2015, que estabelece medidas de defesa sanitária animal no Rio Grande do Sul. O não cumprimento da exigência pode resultar em multas, além de penalidades adicionais por cabeça de gado. Quem já foi advertido por não declarar outros anos se reincidir será multado com valores.

Diante disso, a Prefeitura Municipal e a Inspetoria Veterinária alertam para que os produtores fiquem atentos ao prazo e mantenham seus rebanhos devidamente cadastrados, garantindo assim a segurança sanitária e a continuidade das atividades agropecuárias no município.

Fonte: RPI