Busca rápidaX


Agricultores gaúchos não terão troca troca de milho para a próxima safrinha

23 de outubro de 2019

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul e o governo estadual não chegaram a um acordo sobre o programa Troca Troca de sementes de milho para a segunda safra 2019/2020, ou seja, a próxima safrinha.

Segundo a secretária geral da Fetag, Elisete Hintz, o Estado utilizou o dinheiro pago pelos agricultores, da semente da safrinha deste ano, para quitar débitos do mesmo programa do período 2017/2018 com as empresas fornecedoras do produto.

Com isso, não sobrou recursos a fim de pagar as sementes obtidas para o último período, ou seja, 2018/2019. Dessa maneira, as empresas não querem ofertar sementes de milho para a próxima safrinha, pois estão com dinheiro em atraso para receber.

Elisete Hintz esclarece que diante dessa situação, a Fetag negocia para que os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais façam convênio direto com as empresas, sem intermediação do Estado. Porém, nesse caso, os produtores ficam sem a garantia de seguro, caso houver perda de milho por problemas climáticos.

Já o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ijuí, Carlos Karlinski, frisa que a entidade possui algumas sacas de milho transgênico que sobraram da primeira safra deste ano, cujo plantio já foi concluído. Com isso, os associados que tiverem interesse podem comparecer na entidade ijuiense para negociação.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí