Busca rápidaX


Ajuricaba poderá começar aplicação de multa visto descaso em relação à dengue

2 de abril de 2024
Percentual é avaliado de alto risco para proliferação de doenças transmitidas pelo mosquito, como a dengue (Foto: Arquivo RPI/Reprodução)

Ajuricaba registra, neste ano, oito casos de dengue, quatro deles importados e os demais autóctones, ou seja, contraídos dentro do município. Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, a coordenadora técnica de Vigilância em Saúde da prefeitura, Anelise Schneider, ressaltou a preocupação com a circulação viral no município, visto que os casos autóctones significam que o vírus existe em Ajuricaba. Anelise Schneider ainda frisou que há 28 casos suspeitos.

Desde 8 de março, por quatro meses, está proibida acumulação de água da chuva, porém, muitos moradores descumprem essa norma. Anelise observou que essa constatação ocorre através dos agentes comunitários de saúde e agentes epidemiológicos, durante as visitas domiciliares. Por isso, o Executivo ajuricabense deverá iniciar aplicação de multas. Inclusive, já foram feitas notificações para que famílias providenciem limpeza de imóveis e eliminação de água parada, que é onde se prolifera o mosquito Aedes aegypti.

Anelise Schneider lembra que o fumacê, ou seja, aplicação de inseticida controla apenas cerca de 20% do problema, pois elimina apenas o inseto adulto. Porém, as larvas continuam, daí a importância em evitar água parada. Nos próximos dias, haverá mutirão de limpeza em Ajuricaba. Confira no card abaixo:

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí