Busca rápidaX


MANCHETES

Ajuricaba terá coleta seletiva do lixo a partir de julho

7 de junho de 2023

A partir do mês que vem será organizada a coleta seletiva do lixo em Ajuricaba. As famílias deverão ter uma educação ambiental na organização, pois nas terças e sábados serão recolhidos os lixos orgânicos. Já os recicláveis serão coletados nas quintas-feiras. Lembrando a todos que devem seguir esta ordem, pois se colocados alterados, em dias diferentes, não serão levados.

A importância da coleta é justamente a redução dos impactos ambientais do consumo. Quando separamos o lixo (ou o que sobrou do que consumimos), facilitamos muito o seu tratamento e diminuímos as chances de impactos nocivos para o ambiente e para a saúde da vida no planeta, incluindo a vida humana. Praticar a coleta é um dos pilares do consumo sustentável.

Como deve ser feita a coleta seletiva de lixo?
A coleta seletiva exige que os descartes sejam separados em tipos de resíduos, sendo eles:
• Úmidos;
• Secos;
• Recicláveis;
• Orgânicos.

E dentro dessas categorias há subcategorias. O tipo de material que pode ser reciclado, por exemplo, abrange o alumínio, o papel, o papelão e alguns tipos de plástico, entre outros.

Qual é a importância da coleta seletiva?

Quando os materiais recicláveis são coletados e chegam às cooperativas, eles são separados minuciosamente para serem reaproveitados. O que não é reaproveitado é levado para aterros sanitários. Todo esse caminho tem muita importância, pois o lixo descartado incorretamente pode causar impactos socioambientais significativos.

Nas áreas urbanas, o lixo descartado incorretamente pode se acumular em locais inadequados formando focos de proliferação de mosquitos ou de outra fonte geradora de doenças. O vento e a chuva podem transportar o descarte para mares e rios. E o lixo plástico que não passou pela coleta pode entrar para a cadeia alimentar.

Dias da semana e materiais a serem coletados:
TERÇAS E SÁBADOS: LIXO ORGANICO
QUINTAS: LIXO RECICLÁVEL

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e prefeitura