Busca rápidaX


MANCHETES

Ambientalista recolhe lixo descartado às margens do rio Potiribú

10 de fevereiro de 2023

O ambientalista Ubirajara Ghen há anos se dedica à preservação do meio ambiente, através de ações de recolhimento de lixo, campanhas de conscientização e reciclagem de materiais. Recentemente, o trabalho de Bira se concentrou em recolher lixos eletrônicos descartados incorretamente às margens do Rio Potiribú. Após retirar os materiais do local, ele deu a destinação correta. 

O ambientalista acredita que o principal responsável pelo descarte de lixo em locais proibidos é a falta de senso e educação das pessoas, o que faz com que a maioria das políticas públicas adotadas para coibir a prática sejam ineficazes. “O que falta para as pessoas é senso e educação. Se tivessem, não descartavam lixo em local proibido, sendo que tem onde destinar”, disse. 

Ele lembrou ainda que o ponto em que o lixo eletrônico foi descartado fica próximo ao do abastecimento da cidade. “Ou seja, quem está jogando lixo está contaminando a água que todos consomem, inclusive ele mesmo”. Ele já recolheu da margem do rio diversos tipos de materiais, como sofás, televisores, ventiladores e pneus. 

Ubirajara disse que alguns pontos, como margens de rios, acostamento das rodovias e bairros mais afastados são pontos mais frequentemente escolhidos para o descarte incorreto e citou o bairro Modelo como um ponto problemático. “No bairro modelo recolhemos materiais com frequência”, disse. Outro fator destacado por ele é a necessidade de políticas públicas voltadas à preservação dos rios, especialmente as encostas. “É necessário que algo seja feito, pois em dias chuvosos a lama vai toda para os rios”. 

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí