Busca rápidaX


Ambulatório do meio rural de Ijuí alerta sobre vacinação de agricultores contra a gripe

8 de abril de 2024

A maior procura por vacinação contra a gripe, no ambulatório do meio rural de Ijuí, é por parte de pessoas acima de 60 anos. Até o momento, o ambulatório registra imunização de aproximadamente 900 moradores do interior do município. Aliás, pessoas residentes na área agrícola ijuiense devem se vacinar contra a influenza no ambulatório do meio rural, situado à Avenida Getúlio Vargas, imediações do cruzamento com a Avenida Coronel Dico. A campanha, que é nacional, segue até 31 de maio.

Conforme a enfermeira, Leandra Liczbinski, o medicamento é disponibilizado das 7 horas e 30 minutos às 11 e 30, e das 13 às 15 e 30. Ela lembra que é fundamental as pessoas apresentarem cartão SUS ou CPF, ainda a carteira de vacinação, pois no mesmo momento a equipe pode avaliar a situação vacinal e aplicar demais imunizações, caso estejam em atraso. Para o público rural, Leandra alerta que é fundamental a vacina contra o tétano, visto os constantes riscos de lesões durante o trabalho diário.

Ontem, Leandra Liczbinski, ampliou o tema durante entrevista no programa Progresso Rural da RPI, às 6 horas e 30 minutos. A enfermeira também alertou para que as pessoas com doenças crônicas portem laudo médico que comprove a situação ou receita médica. Já quem faz parte de outros grupos, por exemplo, trabalhadores de saúde ou de segurança pública, precisam apresentar comprovante de vínculo empregatício. A vacinação antigripe pelo SUS é direcionada para grupos de risco, inclusive crianças de seis meses a menores de seis anos.

Na mesma participação, ontem pela manhã, no programa Progresso Rural, Leandra Liczbinski comentou sobre mutirões de saúde desenvolvidos em comunidades do interior de Ijuí. Quinta-feira, haverá ações no distrito de Santo Antônio, possivelmente na sala de catequese, e dia 27 de abril, no distrito de Itaí, na escola.

O mutirão ocorre pela manhã, com oferta de consultas médicas e vacinas, coleta de exames citopatológicos, aferição de pressão arterial, exames de glicose, avaliações do programa Bolsa Família, dentre outros serviços. O Progresso Rural vai ser reprisado, hoje, a partir das 22 horas, no programa Companhia da Noite da RPI. Abaixo, confira a entrevista com Leandra Liczbinski:

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí