Busca rápidaX

MANCHETES

Apenadas de Ijuí vão confeccionar 5 mil máscaras de proteção contra a Covid-19

11 de julho de 2020

A Penitenciária modulada de Ijuí participa de projeto de confecção de máscaras de proteção individual para prevenção do Covid-19. O projeto conta com a parceria da Cáritas Diocesana, Pastoral Carcerária da Paróquia São Geraldo de Ijuí e Departamento de Tratamento Penal da Susepe.

Segundo Cidinei Cichoves, coordenador de projetos da penitenciária, o projeto denominado “Protegendo vidas e costurando um futuro” tem objetivo capacitar seis mulheres privadas de liberdade em corte e costura. As apenadas devem produzir aproximadamente 5 mil máscaras que serão destinadas aos apenados, colaboradores e a comunidade de Ijuí.

Para além da atividade laboral, o objetivo do projeto, Conforme Cidinei, é promover o senso de responsabilidade das presas, oportunizar melhorias nas relações interpessoais e viabilizar a possibilidade de futura geração de renda. Isso para cumprir, segundo ele, com um dos objetivos do encarceramento que é atuar no sentido do tratamento penal para no futuro retornar à sociedade.

A Cáritas e a Paróquia São Geraldo doaram as máquinas industriais para a confecção das máscaras. Representando as entidades, o Frei Gilmar reitera que todos os membros da comunidade deveriam ter a possibilidade de ver a diferença que suas doações estão fazendo na vida destas mulheres

A diretora da penitenciária, Darlen Grasieli Bugs destaca a importância das parcerias, especialmente da comunidade local para atingir bons resultados na gestão prisional. E isso se confirma nos dados. Conforme o Vice-Diretor Luciano Ceratti, com este projeto a Penitenciária vai conseguir atingir uma grande meta da atual gestão. Entre ligas laborais remuneradas e não remuneradas serão mais de 50% do efetivo feminino em atividades laborais, o que certamente vai fazer toda a diferença no tratamento penal destas mulheres.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí com informações da Penitenciária Modulada de Ijuí