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Após auditoria externa, Ceriluz renova certificação ISO 9001

14 de dezembro de 2023

Aconteceu ontem e hoje, auditoria externa para avaliação do cumprimento dos critérios de qualidade implantados na Ceriluz a partir da norma internacional de qualidade ISO 9001. Após uma análise criteriosa, a Ceriluz Distribuição – Cooperativa Regional de Energia e Desenvolvimento Ijuí Ltda. – recebeu a recomendação para renovação da sua certificação.

A decisão foi comunicada pelo auditor sênior da TÜV NORD Brasil, Rosano Alfredo Rosa, e pela auditora Stael Martins Rosa, que ao longo dos dois dias avaliaram o trabalho desempenhado pelos colaboradores da Cooperativa nos diferentes setores envolvidos com os serviços de distribuição de energia, analisando questões administrativas e operacionais. “A avaliação do sistema de gestão de qualidade tem a ver com toda a gestão da empresa, […] e a norma fala que você precisa definir indicadores que mostrem a qualidade dos processos, avaliar os resultados e definir ações para que esses resultados cada vez melhorem mais. Falamos muito na busca da melhoria contínua e foi o que a gente viu nesses dois dias de avaliação, com todas as pessoas muito envolvidas, com o intuito de sempre buscar o melhor para a Ceriluz”, avaliou o auditor Rosano. Ao final da análise não houve registro de não conformidades, apenas sugestões de melhorias nos processos de gestão da qualidade da Cooperativa.

A direção da Ceriluz comemora essa conquista. “Mais importante que conquistar a certificação ISO é manter e melhorar os parâmetros de qualidade alcançados. Isso não se reflete apenas no nosso trabalho interno, mas principalmente no resultado do nosso trabalho lá na ponta, no associado consumidor de energia”, comenta Guilherme Schmidt de Pauli, presidente da Ceriluz Distribuição.

A certificação inicial da Ceriluz ocorreu em outubro de 2017, cabendo a renovação a cada três anos. O escopo da certificação afirma que a Ceriluz tem um sistema de gestão implantado de acordo com a norma ISO 9001 “para a distribuição de energia, coleta de dados e apuração de indicadores de continuidade individuais e coletivos e de qualidade do atendimento comercial e tratamento das reclamações dos associados/consumidores, na área de permissão da Ceriluz”. A auditoria também foi acompanhada pelo consultor Renan Guidarini, que coordena a implantação e gestão do sistema ISO 9001 na Cooperativa desde o seu início.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e Ceriluz