Após um sábado e domingo de tempo aberto – com direito à Orla do Gasômetro tomada por porto-alegrenses –, a semana deve ser de chuva no Rio Grande do Sul, já a partir de segunda-feira (16). Segundo a Somar Meteorologia, a instabilidade mais forte irá se concentrar na Região Metropolitana, na Serra e no Litoral, onde há risco de temporal, queda de granizo e ventania.
Segundo o meteorologista Caio Guerra, o risco ocorre por conta do encontro, nestas áreas, de uma frente fria vinda do Sul com ventos quentes e úmidos oriundos da Amazônia. A última região a ter chuva, ainda na segunda-feira, é o Norte do Estado, onde a instabilidade aparece apenas no fim do dia.
A segunda-feira será de temperaturas amenas, exceto na região Norte – a maior temperatura do RS está prevista para ocorrer em Iraí, de 27ºC. Só não espere esse calor em todo o Estado: em Santa Vitória do Palmar, no Sul, a máxima não passa dos 13ºC.
As temperaturas mínimas no RS devem ficar, em geral, acima de 10ºC. A menor temperatura será em Bagé, de 9ºC. Em Porto Alegre, a chuva pode aparecer desde o início do dia, mas as pancadas serão mais fortes à tarde. Os termômetros variam entre 14ºC e 19ºC.
A instabilidade se intensifica na terça-feira (17) no RS, com maior volume em Porto Alegre e no Noroeste. A chuva só para entre a noite de quarta-feira (18) e a noite de quinta (19). Já na sexta-feira (20), uma nova frente fria provoca instabilidade no Sul – e a chuva deve voltar a todo o Estado até o sábado (21).
O friozão de inverno deve voltar só no fim do mês. A frente fria que deve provocar chuva no próximo fim de semana até pode derrubar um pouco as temperaturas, mas elas só devem cair mesmo no fim do mês.