Assim como acontece tradicionalmente no Natal, o número de pessoas que tem investido em decoração no período da Páscoa aumenta ano após ano. Guirlandas, enfeites para porta, coelhos, e diversos outros itens compõe a ornamentação das casas. O reflexo do aumento da comercialização dos itens é sentido na prática, segundo a presidente da ADAI- Associação dos Artesãos de Ijuí, Elinir Maria Didoné, conhecida por Nica. Depois do Natal, a Páscoa tem sido a segunda data de maior movimentação no espaço da associação, localizada no meio da Praça da República de Ijuí.
Conforme relatou a presidente à reportagem da Rádio Progresso, praticamente todo material produzido é vendido, reflexo, também, da criatividade dos artesãos. Atualmente 38 pessoas integram a associação, e segundo Nica, todos estão sempre na busca por inovação, apostando na criatividade para a produção de novas peças, o que resulta na grande diversidade de produtos que podem ser encontrados no espaço da Praça. O novo local também contribui para o aumento da comercialização segundo a representante do grupo.
“Agora temos mais visibilidade, o que acaba atraindo a população de Ijuí para dentro da loja” afirma. Outro exemplo citado por Elinir é que no Natal, quando o espaço abriu em horário estendido, muitas pessoas de Ijuí que não conheciam o local nem o trabalho dos artesãos foram atraídos pela criatividade, e a maioria dessas pessoas ainda frequenta a loja, que possui itens dos mais simples aos mais sofisticados. Mas, o que faz a diferença mesmo, segundo Nica, é o carinho e o amor dedicados na produção de cada item: “é um artesanato feito com amor, um trabalho que vem das nossas mãos” finaliza Elinir.