Moradores do Distrito de Itaí, que tiveram suas casas invadidas pela enchente, acionaram o advogado e ex-vice-prefeito de Ijuí, Bira Teixeira, para buscar informações sobre os recursos disponibilizados pelo Governo Federal para recuperação de bens materiais.
Neste sentido, uma reunião foi realizada na noite de quarta-feira, 22, na residência de um dos atingidos. Na oportunidade, Bira, destacou o apoio às famílias com orientações e atualizações sobre o valor de R$ 5.100 que todos que tiveram perdas terão acesso. “Observamos que o apoio financeiro será pago em uma única parcela pelo governo federal, tanto às famílias desabrigadas quanto às desalojadas”, pontuou.
Ao todo, foi verificado que em Ijuí, 12 casas foram afetadas. Também foi observado que a destinação do recurso depende do envio das informações pela administração do município e a confirmação pela família. “Quanto antes essas etapas forem realizadas, mais cedo as famílias receberam o dinheiro. Por isso, vamos buscar um diálogo mais próximo da Defesa Civil para que haja esse envio de dados com o objetivo de garantir esse valor às pessoas. É hora de ajuda mútua e estamos à disposição para contribuir com o poder público”, relatou Bira.
Conforme mencionado pelo Governo Federal, cada família pode receber apenas um Auxílio Reconstrução. “Vamos analisar outros recursos que estão sendo colocados à disposição dos atingidos, como reconstrução ou reformas de moradias”, concluiu Bira, que informou ainda que irá discutir com os comerciantes do camelódromo de Ijuí uma solução para o problema dos alagamentos.